
Estudiosos de empresas de alta performance (como Citicorp, Johnson & Johnson, Mc Kinsey e General Electric) concluíram que as mesmas sempre foram sustentadas ao longo do tempo por princípios sólidos. São empresas que sobreviveram às mudanças e às transformações do mercado buscando a inovação, mas que não alteraram a sua ideologia, em função de possuírem forte sistema de valores compartilhados com todos os seus colaboradores.
Valores podem ser definidos como um conjunto de princípios que orientam a tomada de decisão e o comportamento de todos os colaboradores, guiando as atividades de uma organização. Os valores definem de certa forma o “caráter e o modo de ser” de uma corporação. Além disso, quando a organização não tem valores claramente definidos e compartilhados, toda interpretação de assuntos importantes, ou problemas de grandes proporções, ficam a cargo de visões pessoais, tornando o ambiente organizacional confuso e muitas vezes contraditório.
Por outro lado existem empresas que definiram seus valores, registrando-os geralmente em seus manuais internos, materiais promocionais e em quadros reluzentes afixados na recepção e pelos corredores. Contudo, não são praticados e respeitados no seu dia-a-dia. Atitudes como essas levam invariavelmente à um clima de descrédito, primeiro por parte do quadro de colaboradores e posteriormente pelos clientes, quando se defrontarem com uma situação em que não são coerentes os valores em relação às ações e às decisões da organização.
Os valores são uma força interior em ação, capaz de alavancar resultados e criar ingredientes necessários para um desempenho diferenciado.
A força dos valores contribui para:
Estimular a participação dos colaboradores
Os valores traduzem os pensamentos e sentimentos das pessoas da empresa. Quando os colaboradores têm espaço para dizer o que pensam e sentem e são ouvidos com atenção e interesse, eles se sentem estimulados a dar suas contribuições.
Obter criatividade na solução de problemas
Quando as pessoas vivem seus valores no ambiente de trabalho elas deixam de ser “almas penadas” e passam a ser seres com alma. A participação estimulada faz com que os colaboradores disponibilizem os seus recursos: inteligências; informações e conhecimentos – de forma criativa, a serviço das melhores soluções.
Conquistar comprometimento diante das decisões
Colaboradores que participam e que contribuem com as soluções se sentem responsáveis pelas decisões tomadas. Aquela decisão tem parte dele, portanto tem seu aval. É isso que faz com que a decisão seja levada adiante e consiga sair do papel.
Desenvolver o potencial das pessoas
Quando podem viver os seus valores no ambiente de trabalho, as pessoas percebem que estão diante de um ambiente diferenciado. Um ambiente que elas ajudam a fazer acontecer. Então é preciso estar em constante processo de crescimento pessoal e profissional para que esse ambiente possa se desenvolver. Se a empresa é formada pelas pessoas presentes, então elas precisam adquirir novos conhecimentos e novas competências para que a empresa possa evoluir no seu elenco.
Criar um ambiente calcado na confiança
Os valores são o que existe em comum entre as pessoas. Cada pessoa tem seus valores e é importante que vivenciem esses valores intensamente. Quando conhecemos os valores dos outros somos capazes de nos reconhecermos no outro, perceber pontos em comum. Quando nos damos conta que todos somos feitos do mesmo barro, reduzimos a distância que nos separa do outro e criamos condições favoráveis para que a confiança se dissemine pela empresa.
Portanto o segredo está em conhecer seus próprios valores e de seus colegas colaboradores. Saber fazer vir à tona para criar o jeito de ser e trabalhar da empresa, este é o processo que devemos percorrer para tranformarmo-nos realmente numa equipe.
Essa equipe é que vai estar motivada e ser capaz de responder com criatividade ás demandas do seu mercado de atuação e atingir os melhores resultados.
Boa semana !
Valores podem ser definidos como um conjunto de princípios que orientam a tomada de decisão e o comportamento de todos os colaboradores, guiando as atividades de uma organização. Os valores definem de certa forma o “caráter e o modo de ser” de uma corporação. Além disso, quando a organização não tem valores claramente definidos e compartilhados, toda interpretação de assuntos importantes, ou problemas de grandes proporções, ficam a cargo de visões pessoais, tornando o ambiente organizacional confuso e muitas vezes contraditório.
Por outro lado existem empresas que definiram seus valores, registrando-os geralmente em seus manuais internos, materiais promocionais e em quadros reluzentes afixados na recepção e pelos corredores. Contudo, não são praticados e respeitados no seu dia-a-dia. Atitudes como essas levam invariavelmente à um clima de descrédito, primeiro por parte do quadro de colaboradores e posteriormente pelos clientes, quando se defrontarem com uma situação em que não são coerentes os valores em relação às ações e às decisões da organização.
Os valores são uma força interior em ação, capaz de alavancar resultados e criar ingredientes necessários para um desempenho diferenciado.
A força dos valores contribui para:
Estimular a participação dos colaboradores
Os valores traduzem os pensamentos e sentimentos das pessoas da empresa. Quando os colaboradores têm espaço para dizer o que pensam e sentem e são ouvidos com atenção e interesse, eles se sentem estimulados a dar suas contribuições.
Obter criatividade na solução de problemas
Quando as pessoas vivem seus valores no ambiente de trabalho elas deixam de ser “almas penadas” e passam a ser seres com alma. A participação estimulada faz com que os colaboradores disponibilizem os seus recursos: inteligências; informações e conhecimentos – de forma criativa, a serviço das melhores soluções.
Conquistar comprometimento diante das decisões
Colaboradores que participam e que contribuem com as soluções se sentem responsáveis pelas decisões tomadas. Aquela decisão tem parte dele, portanto tem seu aval. É isso que faz com que a decisão seja levada adiante e consiga sair do papel.
Desenvolver o potencial das pessoas
Quando podem viver os seus valores no ambiente de trabalho, as pessoas percebem que estão diante de um ambiente diferenciado. Um ambiente que elas ajudam a fazer acontecer. Então é preciso estar em constante processo de crescimento pessoal e profissional para que esse ambiente possa se desenvolver. Se a empresa é formada pelas pessoas presentes, então elas precisam adquirir novos conhecimentos e novas competências para que a empresa possa evoluir no seu elenco.
Criar um ambiente calcado na confiança
Os valores são o que existe em comum entre as pessoas. Cada pessoa tem seus valores e é importante que vivenciem esses valores intensamente. Quando conhecemos os valores dos outros somos capazes de nos reconhecermos no outro, perceber pontos em comum. Quando nos damos conta que todos somos feitos do mesmo barro, reduzimos a distância que nos separa do outro e criamos condições favoráveis para que a confiança se dissemine pela empresa.
Portanto o segredo está em conhecer seus próprios valores e de seus colegas colaboradores. Saber fazer vir à tona para criar o jeito de ser e trabalhar da empresa, este é o processo que devemos percorrer para tranformarmo-nos realmente numa equipe.
Essa equipe é que vai estar motivada e ser capaz de responder com criatividade ás demandas do seu mercado de atuação e atingir os melhores resultados.
Boa semana !
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