quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Os dois lados da balança




Fechar parcerias com marcas fortes pode ser uma ótima oportunidade para obter algo de que, em alguma etapa do crescimento, quase toda pequena ou média empresa precisa: atrair as atenções para seu nome de uma forma que ele não seja esquecido tão cedo. Tentar fazer isso sozinho não é uma tarefa fácil. Nos setores onde há muitos concorrentes e o público é disperso, uma ação efetiva pode exigir investimentos nem sempre ao alcance das empresas menores.

Por diluir esses riscos, a associação de marcas é uma estratégia de marketing especialmente adequada às pequenas e médias empresas. Apoiadas em um parceiro já renomado, elas podem conseguir boas oportunidades com custos acessíveis.

Nesse aspecto é preciso analisar todas as variáveis antes de fechar um acordo desse tipo. Para que faça sentido, a parceria deve trazer alguns benefícios mínimos, como redução de custos e acesso a um público maior ou mais qualificado. Deve-se, ainda, ter muito cuidado para evitar alguns riscos que podem causar frustração, côo atrair um público indesejado ou permitir que a marca fique escondida na sombra da empresa maior.

Relacionado abaixo estão os principais benefícios e riscos envolvidos em uma estratégia de associação de marcas.


Benefícios

Reforçar o posicionamento
Duas empresas com características semelhantes unidas em uma ação promocional tendem a reforçar os valores que as marcas transmitem.

Aumentar a visibilidade
As empresas somam os canais que possuem para a divulgação das marcas e passam a comunicar seus produtos e serviços a um número maior de consumidores.

Reduzir investimentos
Os custos dos materiais e os gastos com as ações normalmente são divididos entre as partes – o que pode resultar num marketing dirigido, barato e eficiente.


Riscos

Manchar a imagem
É sempre possível que a outra empresa enfrente um problema financeiro no meio do caminho ou cometa um erro estratégico que possa respingar em sua marca durante a parceria.

Atingir o público errado
Como parte da divulgação costuma ficar por conta do parceiro, as ações podem ser dirigidas a um público que não interessa, desperdiçando esforços e recursos.

Ser ofuscado pelo parceiro
As marcas precisam ter exatamente o mesmo destaque no material de divulgação. Mas é preciso cuidado para não ficar na sombra do parceiro.
fonte: Exame PME

Um comentário:

Anônimo disse...
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